Re: Sonhos didácticos

Category: By Luís Peres


É, em Portugal realmente, os alunos não sabem o que é uma aula.  Mas eu explico-vos porquê. Isto é o que os alunos lêem no regulamento interno. 
"Durante as aulas (não) se podem utilizar aparelhos electrónicos."
"Nas salas de aula os materiais (não) devem ser mal tratados ou estragados."
"Numa sala de aula o professor /não/ tem autoridade sobre os alunos."
O que me parece é que os alunos estão tão atentos logo na primária, que nem a ler como deve ser aprenderam. Já o disse e continuo a dizê-lo: O problema do sistema de ensino deste país não são os professores nem as escolas (que claro que também não são perfeitos). São os alunos e principalmente os pais que /não/ os educam. Com a mentalidade "a escola serve para educar os nossos filhos, não precisamos de nos preocupar" a geração jovem deste país está arruinada. Senhores educadores que não são os professores: ajuizem-se e pensem bem antes de ter um filho. 
Eu pelo menos se fosse pai desta menina, tomaria medidas para me certificar que algo deste tipo nunca voltasse a acontecer. Mas também duvido que um filho educado por mim algum dia tivesse este tipo de atitude. 
Parabéns meninos, continuem assim que desta maneira têm algumas profissões certas para quando forem adultos: vagabundos, prostitutas e parasitas da sociedade.
 

1 comment so far.

  1. alexandre 21 de março de 2008 às 21:28
    Luis, tudo bem? Olha, eu quando li o titulo do video estava a espera de bem mais forte, o que nao desvaloriza o meu total repudio por este genero de comportamentos. Nasci em 80 e no meu percurso escolar assisti a muitas cenas destas. Isto nao e' novo, o que e' novidade sao as camaras digitais e os telemoveis. No meu 12o ano so uma pessoa tinha telemovel, camaras digitais nem pensar.
    Tres notas:

    1- Ainda bem que isto passa para fora dos portoes das escolas porque eu pessoalmente ja vi pior, da parte de alunos e tambem de professores, quem me dera ter gravado comportamentos de muitos professores com os quais me cruzei

    2- Isto e' mais um sinal que a educacao necessita de reformas para se mudarem as coisas

    3- Os bons modos devem-se aprender em casa, a Escola e' para formacao, as duas componentes que juntas se desenvolvem em simbiose constituem a educacao de um individuo.

    Isto nao deve chamar a atencao de um Governo ou de uma Ministra, isto deve chamar a atencao de todos: pais, estudantes, professores, politicos, sindicalistas, todos mesmo.

    Uma diferenca, no meu tempo, como estudante nunca teria permitido uma cena destas. Tambem nunca insultaria colegas minhas com a boca cheia. Existe desrespeito e indignacao. A indignacao pode levar a comportamentos menos proprios que muitas vezes aprovo dada face a situacoes injustas. Mas o desrespeito nao. Sera que o desrespeito pelo proximo visto nas criancas de hoje, e nao simplesmente pela autoridade estara a ser motivado pelos agentes sociais como a familia, a comunicacao social e a cultura pop? Ou serao os miudos geral e naturalmente crueis e insenciveis e nao ha nada com o qual me deva preocupar?

Something to say?