Análise a sondagem 2
Como certamente já puderam verificar, o aspecto visual do blog foi, mais uma vez alterado. No entanto, a estética tem os seus problemas e neste caso é o facto de as opções nas sondagens não aparecerem, visto as letras serem tão pretas como o fundo do template. Por isso tive de encurtar o período de votação na sondagem e vou prosseguir já para a análise dos resultados.
Após análise, verificamos que:
- 21 pessoas votaram, perfazendo um universo de 100%;
- 11 pessoas declararam a sua intenção de voto no Partido Socialista (PS), perfazendo 52%;
- 5 pessoas votaram no Partido Social-Democrata (PSD), 23%;
- 1 pessoa no Partido Comunista (PCP), 4%;
- Nenhum votante declarou intenções de votar no Partido Popular (CDS-PP), 0%;
- 1 pessoa no Bloco de Esquerda (BE), 4% e;
- 3 pessoas afirmaram não saberem em quem votariam ou que não votariam em nenhum, 14%
Posso então concluir que 60% dos votantes são simpatizantes de partidos de esquerda e que mais de metade desses do PS e que apenas 23% declaram ter simpatia por um partido de direita. Conclui-se ainda que 83% mostram alguma certeza no seu voto e simpatia por um qualquer partido, enquanto que apenas 14% afirmam não saber em quem votar ou que não votariam em nenhum. Então, maior parte dos leitores do blog têm convicções políticas traçadas.
As conclusões que se podem tirar desta sondagem não pretendem ser a nível nacional, de todo. Este escrutínio tinha como objectivo saber o espectro político dos visitantes mais assíduos e participativos do blog.