Eurovisão 2008

Category: By Luís Peres
Bom, o Eurovisão Festival da Canção é já algo antigo, com os seus 50 e tais anos e
Portugal nunca ganhou. Não, nunca mesmo. Penso que o único país a conseguir
proesa igual a esta foi a Alemanha. Não vou escrever nada sobre este assunto,
vou apenas deixar algumas questões no ar e espero que respondam
(tom ameaçador, enquanto sorri).
  • O Eurovisão serve para alguma coisa/costuma ver?
  • Acha que o método de votação é justo?
  • O que tem a dizer sobre as derrotas consecutivas de Portugal?
  • Qual acha que foi a melhor performance nacional e internacional deste festival?
  • Acha que é dominado por questões políticas?
  • Acha que se tem tornado comercial demais?
  • O que pensa dos novos tipos de música que vão aparecendo?
No post seguinte darei a minha resposta a todas estas perguntas, após ler os vossos comentários..
 

4 comments so far.

  1. Anónimo 17 de abril de 2008 às 20:53
    Olá Peres!
    Bem, como não acompanho, por falta de interesse, o Festival da Eurovisão, o meu ponto de vista não deverá ser tomado como algo transcendente à opinião de alguém "de fora" mas que, mesmo assim, vai estando a par do que por lá vai passando.
    Não posso, por isso, comentar sobre o sistema de votação ou se haverá influências de natureza política envolvidas - apesar de achar, no mínimo, curioso que Portugal nunca tenha ganho.
    Quanto à pergunta da performance internacional, posso dizer que duas interpretações que me marcaram foram, como de resto sabes, a dos Abba e da Sandie Shaw.
    Quanto ao objectivo do espectáculo, penso que é, em primeiro lugar, o da divulgação de artistas onde não deixa de estar, implicitamente, o entretenimento.

    Abraço
  2. Unknown 17 de abril de 2008 às 22:26
    Não sei bem o que isto vai dar mas aqui fica :)

    . Não costumo ver o Eurovisão, massei que é seguido religiosamente por muitas pessoas, não creio que seja um espctáculo assim tão fundamental para o dinheiro que nele deve ser investido
    . Se não me engano axo que ultimamente o método de votação mudou mas continua a não ser muito justo, dá a sensação de que é tudo um pouco forçado
    . As derrotas de Portugal não são nada do que não se estivesse já à espera com a qualidade das músicas que se leva a concurso, mas ao menos ainda vamos ficando fiéis à nossa lingua (acho eu)
    . Não faço a mínima ideia, acho que já tinha dito que não costumo prestar atenção ao festival
    . Um pouco se calhar, acho que não podemos nunca afastar muito a poçitica ainda para mais quando estão tantas nacionalidades em destaque
    . O pouco que tenho visto deixa-me a pensar que sim que se tornou demasiado sensacionalista e com todos a tentar agradar ao maior número de público possível, o que eu acho dificil mas pronto :)
    . Continuando um bocado com a última pergunta, os novos estilos de música tentam cada vez mais igualar grandes hits da música internacional, o que não é nada bom, porque fogem não só às tradições de cada país e também ao uso da sua lingua materna.

    Espero não ter disparatado muito,
    Um abraço,
    Filipe
  3. Anónimo 20 de abril de 2008 às 19:07
    Eu nao costumo ver pk nao contuma haver cantores de jeito mas este ano at foi fixe :P
  4. Anónimo 22 de abril de 2008 às 19:30
    - Costumo ver o Eurovisão, acho interessante;
    - Não me parece que seja justo, visto favorecer claramente os países com mais vizinhos fronteiriços;
    - Portugal já apresentou várias músicas muito boas, mas é difícil um país como o nosso, pouco reconhecido, ganhar este tipo de festival;
    - Gostei muito da música dos Lordi, da Finlândia;
    - Claro que é;
    - Sim;
    - A novidade e criatividade são um dos factores de valorização.

Something to say?