Saúde vs Etiqueta

Category: By Luís Peres



Escandalizado! Encontro-me completamente escandalizado após ler uma notícia no IOLDiário. Pergunto-me: será que a ciência está a evoluir tão depressa que atropela as regras de civilidade? Será que as novas doenças como o cancro são limitadoras da etiqueta que já nos é imposta desde o Renascimento? Segundo Frédéric Saldmann não, visto que chega a afirmar que "deveria ser dada carta branca à libertação de gases, aos arrotos e à transpiração de modo a reduzir o risco de cancro". Quer isto então dizer que aquela menina do post Re: Sonhos Didácticos teria o direito a fazer o que fez porque conter aquele stress seria psicologicamente prejudicial? A saúde é mais importante, mas existem limites. Eu simplesmente não acho nem adequado, nem agradável que esteja a fazer um qualquer serviço do meu emprego e que o meu colega solte gases, simplesmente porque previne cancro (e não me admirava que ele estivesse a fumar enquanto dizia isto). Peço imensa desculpa a toda a comunidade médica que concorde com este senhor, mas eu não estou disponível para pactuar com este tipo de situações! As regras de civilidade existem por alguma razão: permitem-nos viver numa sociedade (mais) agradável e em que todos confiam que as pessoas com quem convivem não serão desagradáveis. Claro está que muitos já não as cumprem, porém incitar este tipo de comportamento é inaceitável. Tenham juízo...
 

0 comments so far.

Something to say?